face

Apresentação - XXIII Simpósio FE/UFG

Apresentamos os Anais do XXIII Simpósio de Pesquisa e Estudo da Faculdade de Educação -UFG, realizado entre os dias 07 e 10 de novembro de 2017,  na Faculdade de Educação – UFG, Goiânia. O tema do evento foi Sociedade Civil e Formação: Resistências, Rupturas, Continuidades. Mais que uma reunião de textos prontos e acabados, esses Anais pretende apontar caminhos, experiências, vivências ainda inconclusas, que denunciam resistências, rupturas e continuidades na fala de educadores-pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes estados brasileiros que atuam nas redes pública e privada de ensino. Os debates e as exposições das pesquisas, entre outras atividades, envolveram um  número significativo de participantes, consolidando  nosso simpósio como um dos maiores eventos científicos realizados em Goiás no campo da educação.

A escolha do tema  Sociedade Civil e Formação: Resistências, Rupturas, Continuidades se faz necessária em um momento em que a universidade vem sendo cobrada quanto ao seu papel social e político na interpretação e desvelamento da realidade, no que tange aos seus dilemas e proposições para a sociedade atual.

Pensar sobre a relação sociedade civil e formação a partir de conceitos como resistência, ruptura e continuidades, reveste-se de profunda necessidade no contexto brasileiro atual, marcado pelo avanço das políticas neoliberais e os impactos delas provenientes. A aproximação desses temas nos permite entender a profunda desigualdade social que assola concomitante a produção de riqueza concentrada nas mãos de alguns conglomerados financeiros e comerciais. O fato é que a universidade não pode se furtar ao exercício da reflexão sobre novos temas e ao enfrentamento de novas tarefas e desafios em uma época marca pela mudança. A Faculdade de Educação vem produzindo, através dos simpósios realizados, amplo debate em torno de temáticas que convidam a comunidade acadêmica a discutir temas que contribuem para o aprofundamento de questões de ordem teórica, filosófica, social e ética. Nesse sentido, essa edição do Simpósio visa compreender os desafios teóricos e práticos contidos nesse novo contexto

Este ano, o quadro de programação do evento contou com a apresentação de 4 conferências, 13 mesas redondas e 77 comunicações. Para publicação nos Anais foram selecionados textos enviados pelos debatedores das mesas redondas e as propostas de comunicações que foram efetivamente apresentados durante o evento. As Comunicações foram organizadas  conforme os Grupos de Trabalhos no qual estavam inseridas.

Esperamos que esses Anais possam, não apenas contribuir com a preservação da memória de nosso Simpósio, mas que sirva de instrumento de pesquisa, aprendizado e formação para pedagogos, psicólogos e demais profissionas das diversas áreas do conhecimento aqui contempladas.

Boa Leitura

Os Editores