face

Relatos de Experiências - XVIII Simpósio da FE

Relatos Título/Autor(es) Formato .pdf
Educação, trabalho e movimentos sociais
 
RELATO DE TRABALHO CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR 
Carina Alexandrino da Silva Oliveira - IESA/UFG
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO NAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS 
Ms. Elisabeth Maria de Fátima Borges - UEG/UCC/PRE 
Projeto de Extensão Educação do Campo
APRENDIZAGEM POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO PELO TRABALHO 
Fernando Barcellos Razuck - UnB/CAPES/SEEDF 
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck - UnB/SEED
Cultura e processos educacionais   
 
 
 
 
 
                     
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A DISCIPLINA DE DIDÁTICA E PRÁTICA DO ENSINO MUSICAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA - HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR - ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: NOVOS CAMINHOS EM CONSTANTES MODIFICAÇÕES
Profa. Ms. Adriana Oliveira Aguiar - EMAC/UFG
 
PROJETO PAZ NA ESCOLA
Cristiane Roque de Almeida
Laise Alves do Carmo Bispo
Faculdade Alfredo Nasser
Coordenação de Iniciação à Pesquisa e Extensão
Programa de Assessoria Jurídica Popular Universitária - PAJUPU
Grupo de estudo sobre Direitos Humanos e Cidadania
 
A PESQUISA COMO EIXO NORTEADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE ARIÈS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Adicélia Francisco Duarte Alves
Daiane Diniz da Silva Gonçalves
ESCOL@S EM REDE
Cláudia Helena dos Santos Araújo
Olira Saraiva Rodrigues
Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Anápolis/GO
Universidade Católica de Goiás
 
IMAGENS TÉCNICAS: O VIDEOCLIPE COMO DEFLAGRADOR DE APRENDIZAGENS ARTÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO
Ms. Henrique Lima Assis - Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte”/Secretaria de Estado da Educação
 
PLANTAS MEDICINAIS: FERRAMENTA PARA APROXIMAR SABERES POPULAR E CIENTÍFICO NO AMBIENTE ESCOLAR
Danielle Regina de Ávila - ICB/UFG
Francielle Amâncio Pereira - ICB/UFG
Wildson Martins - ICB/UFG
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEI)
Tadeu João Ribeiro Baptista - DEFD/UCG
Alisson de Alcântara Itacarmabi - DEFD/UCG
Elismeire Carlos Rabelo de Moura - DEFD/UCG
Heveline Sousa Ribeiro - DEFD/UCG
Ludimila Vilela Ribeiro - DEFD/UCG
Thatiany Teixeira Batista Caves - DEFD/UCG
 
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: ALTERNATIVAS À VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Silvio Antônio Bedin - Universidade de Passo Fundo – UPF
Núcleo de Estudos Educação e a Gestão do Cuidado – PPGEDU/UFRGS
 
ARTE-INCLUSÃO E PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Viviane Cristina Drogomirecki - EMAC/UFG
Edna Aparecida Costa Vieira - CEPABF
Eliane Leão - EMAC/UFG
 
ARTE E EDUCAÇÃO: DESENHANDO E PINTANDO O MUNDO – MEIO AMBIENTE
Maria Luana Gomes Farias - UFT
Denise Aquino Alves Martins - UFT
 
O TEATRO COMO ABORDAGEM TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DO CAPS AD I GIRASSOL
Shirley Macedo Gundim - CAPS ad i Girassol
 
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO MÉDIO
Profa. Dra. Viviane Neves Legnani - FE/UFG
Lethícia Vargas Pereira - FE/UFG
Lorena Souza Carvalho - FE/UFG
Nathália Batista Gouveia - FE/UFG
Nayara Guimarães Nogueira - FE/UFG
Renata Gomes Uchoa - FE/UFG
Talita Siqueira Fernandes - FE/UFG
 
JOGOS: EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Renata Linhares - RME e FEF/UFG
PROJETO ANDANÇAS: ESTUDO E MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adriana da Castro Mendonça
Edione Marques da Silveira
Patrícia Lapot Costa
Sandra Helena P. de Souza Reis
Zaina de Oliveira Almeida
Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
 
A DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM EXPRESSIVA
Andréia Alves de Moraes
Keila Márcia de Ferreira Macedo
Cláudia Moraes Rezende
Dayane de Jesus Gouveia
Dayane Silva de Almeida
Fellipe Santos Resende
Flávio Ferreira
Kelvyn Mendes Martins
Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí
 
 O CINEMA COMO RECURSO DITÁTICO
Fernanda Arantes Moreira - UFU
Maria Vieira Silva - UFU
Welson Barbosa Santos - UFU
 
LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA
Lílian Jussara Gomes Lima Moreira
Mariana Mendes Rosa
Grupo de Estudos e Pesquisas de Literatura Infantil (GEPELIN) – FE/UFG
 
 A OTP E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DA DANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ladeane Dourado Oliveira
Silvane Marques Mendes
 
 
POR ENTRE A ARTE E A FILOSOFIA: UMA APRECIAÇÃO ESTÉTICO-FILOSÓFICA
Ana Kelly Ferreira Souto
Faculdade Sul-Americana
Universidade Católica de Goiás - PPGE
 
 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ÁLBUM DE ATIVIDADES
Renata Mendes de Souza
Tatiana Sasse Fabiano Ribeiro
Faculdade de Educação – UFG
 
 
O QUE APRENDEMOS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM ALUNAS(OS) DO ENSINO MÉDIO
Mirian Vieira Teixeira - SEDUC/GO
Eliane Cristina Soares Leobas - SEDUC/GO
Núbia Vieira Teixeira
 
DESPERTAR PARA A POESIA
Tatianne Silva Santos Virote - Escola Poligonal
 
 
 Estado e políticas educacionais
 
 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Lilliane Braga Arruda - UFG; GEPIED
 
 
 Formação e profissionalização docente   
 
O DOCENTE QUE ATUA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A TUTORIA NA UAB
Durcelina Ereni Pimenta Arruda - UFF
 
LABORATÓRIO DA NATUREZA: AS AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Maria José Pereira de Oliveira Dias - FE/UFG
Mônica Maria Lopes da Fonseca - FE/UFG
 
COPEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BASES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA
Tereza Raquel Alves Ferreira - FE/UFG
 
 
O PORTFÓLIO COMO UMA METODOLOGIA DO DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA, A TEORIA E A REFLEXÃO
Tereza Raquel Alves Ferreira - FE/UFG
Elizabeth Figueiredo de Sá - FE/UFG
 
 
 O/A PROFESSOR/A DE INGLÊS E AS CARACTERÍSTICAS (OU SERIA MELHOR DIZER ‘O PREÇO’?) DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
Marco Túlio de Urzêda Freitas - FL/UFG
 
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO
Márcia Friedrich
Deila Aires da Silva Toledo
Anna Maria Canavarro Benite
 
 
FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA: A EXPERIÊNCIA DO GTE DE CURRÍCULO
Marcilene Pelegrine Gomes - Centro de Formação dos Profissionais da Educação/SME
 
 
A CAMINHADA ECOLÓGICA ENQUANTO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA
Laerson Pires Gonzaga - PPGE/FE; SME/GO
 
 
A BUSCA DE UMA PRÁTICA DE ESCRITA SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA ESCRITA DE CARTAS
Valquíria Lustosa Guimarães - FL/UFG
 
O PROCESSO DE CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VIRTUAIS PARA EAD NO CONTEXTO DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO /UAB/UFSM
Carlos G. M. Hoelzel - UFMS
 
 
PET PEDPALMAS: ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, CULTURA E TRABALHO COLETIVO
Rosilene Lagares - UFT
Janete Schier Fontini - UFT
Mirian Pinheiro da Conceição - UFT
Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas
 
 
 O ADOLESCENTE E AS NOVAS PROBLEMÁTICAS ESCOLARES DA CONTEMPORANEIDADE: GANGS, DROGAS E BULLLYING
Prof. Dra. Viviane Neves Legnani - FE/UFG
Diego Torres Ramos Roberto de Lima - FE/UFG
Fernanda Moraes Rocha - FE/UFG
Rayana Ribeiro de Almeida - FE/UFG
Patricia Grilli Figueiredo Alessandri - FE/UFG
Tainá Dal Bosco Silva - FE/UFG
 
 O LUGAR DO PROFESSOR DE PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO
Dra. Viviane Neves Legnani
Dayanne Alves Pinheiro
Juliana Carneiro Dallabrida
Lígia Abreu Gomes Cruz
Universidade Federal de Goiás
 
 
FONTES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO EM GOIÁS: SUBSÍDIOS PARA ESTUDOS E PESQUISAS
José Maria Moreira Lourenço - FE/UFG
Samara de Oliveira Charaf Edine - FE/UFG
Valdeniza Maria Lopes da Barra - FE/UFG
Núcleo de Formação de Professores/NUFOP
Grupo de Estudos e Pesquisas: História da Educação em Goiás no século XIX
Financiamento: FAPEG
 
A IMPLEMENTAÇÃO DO APOIO PEDAGÓGICO DOCENTE NUMA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GOIÂNIA
Frederico Dourado Rodrigues Morais - PPGE/FE; SENAC/GO
Ms. Eliane Magalhães Silva - SENAC/GO
 
 
EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA 
Leonardo Correia Santos de Oliveira - SME/GO
 
 
A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO
Pollyanna Ferreira de Oliveira - SME/Aparecida de Goiânia
 
 
A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO À DISTÂNCIA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE GOIÁS NA ATUALIDADE
Ms. Eliton Pereira - Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/SEDUC-GO
 
 
PROJETO INTRODUÇÃO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
Márcia Santos Anjo Reis - CAJ/UFG
 
 
O TRATO COM O CONHECIMENTO NUMA LICENCIATURA COM MEIO SÉCULO DE ACÚMULO DE EXPERIÊNCIA
Ademar Azevedo Soares Júnior - ESEFFEGO/UEG
Paulo Roberto Veloso Ventura - ESEFFEGO/UEG
Sergio de Almeida Moura - ESEFFEGO/UEG
 
EDUCAÇÃO TUTORIAL E EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PALMAS: LEITURA, LITERATURA, BRINQUEDOS
Eliane Mittelstad Martins de Sousa - UFT
Maria Luana Gomes Farias - UFT
Nilde Cardoso de Oliveira - UFT
Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas
 
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosiris Pereira de Souza - CRECHE/UFG
Daisy Maria Alves de Queiroz - CRECHE/UFG
Adriana Maria Ramos Barbosa - CRECHE/UFG
 
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES INDÍGENAS
Wilson Luiz Lino de Souza - FEF/UFG
Francisco Luiz de Marchi - FEF/UFG
Tiago Onofre da Silva - CEPAE/UFG
 
PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA
Thais Tolentino - FE/UFG - Núcleo de Formação de Professores
 
 
INDAGA’T COMO UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS E NECESSÁRIOS NA EDUCAÇÃO HOJE
Lílian Ucker - FAV/UFG; Universidade de Barcelina/Espanha
 
Psicologia e processos psicossociais
 
PSICÓLOGO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO DE CRIANÇAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Cristiane Souza Borzuk - CAJ/UFG
Letícia Machado Silvia - CAJ/UFG
Lucas Rossato - CAJ/UFG
Nayane Alves Ferreira - CAJ/UFG