face

GT 5 – Fundamentos dos Processos Educativos

A formação epistemológica do pedagogo: a contribuição dos fundamentos da educação - Simei Araujo Silva (FE/UFG).; Lívia Costa Angrisani (FE/UFG).

Educação do corpo na escola no Brasil da primeira república - Aline Flavia Valgas (SME-GO); Juliana de Castro Chaves (FE/UFG).

A radicalidade e os desdobramentos do conceito racionalidade instrumental em eclipse da razão, de Max Horkheimer - André Barcellos Carlos de Souza (FE/UFG).

A especificidade do conhecimento escolar na teoria histórico-cultural - Andrea Jardim Portella Rezende (PPGE/ PUC GO); Márcia Amélia Guimarães (PPGE/ PUC GO)

A ontologia do ser social - Andréia Ferreira dos Santos (FE/UFG).

Piaget nas estratégias do ensino de ciências: o limite da aplicação - Carmen Júlia Carvalho Moraes (FE/UFG); Juliana de Castro Chaves (FE/UFG).

A educação integral e a escola de tempo integral: uma análise documental na rede estadual de educação de Goiás - Caroline Nunes de Carvalho (FE/UFG); Soraya Vieira Santos (FE/UFG).

Juventude, trabalho e educação na sociedade moderna: a liminaridade entre “informar e formar”-Dayanna Pereira dos Santos (UFG).

A educação integral e a escola de tempo integral: uma análise documental na rede municipal de educação de Goiânia - Juliene do Couto (FE/UFG); Soraya Vieira Santos (FE/UFG).

Os sentidos da escolarização para os jovens concluintes do ensino médio de uma pequena cidade do sul do estado de Goiás - Rafael Gomes Pinheiro (IFG - Goiano).

Juventude e educação: uma análise da indústria cultural como instância de mediação na constituição do sujeito jovem - Rafael Vieira de Araújo (SEDUCE/GO); Regiane de Ávila Chagas (FE/UFG).

A particularidade da dança na relação universal do homem com a natureza - Regiane de Ávila Chagas (FE/UFG).

Valores de conhecimento e epistemologia histórica - Simone Alexandre Martins Corbiniano (FE/UFG).

Bases teóricas dos estudos sobre mídias: o caminho indica a chegada - Tatyane Pereira de Morais Soares (Universidade Paulista -Go); Juliana de Castro Chaves (FE/UFG).
A constituição da Psicologia da Educação no Brasil: o legado de Helena Antipoff - Virginia Gebrim (FE/UFG)
O sentido da experiência mediada pelo uso do smartphone - Viviane de Assis Ramos (PPGE/FE/UFG).

Medicalização e fracasso escolar: introdução à constituição do discurso hegemônico atual - Wanderson Pereira Lima (FE/UFG).

Permanência e êxito: embates entre o particular e o universal - Willian Batista dos Santos (FE/UFG).

Relação entre desigualdade escolar e desigualdade social - Simone Aparecida de Jesus (UFG)