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GT 3 – Estado, Políticas e História da Educação

A higiene e a saúde nas leis, regulamentos e programas de ensino de Goiás no século XIX e início do século XX - Cristiane Maria Ribeiro (IFG - Goiânia)

Primeiros grupos escolares em Anápolis (Goiás): revisão de fontes - Diogo Jansen Ribeiro (UFG); José Henrique dos Santos Barbosa (UEG)

O planejamento educacional no contexto da primeira constituição republicana (1891) à década de 1940 - Edson Ferreira Alves (SEDUCE - Go;SME - São Luís de Montes Belos)

A ampliação do tempo escolar: da CONAE ao PNE-2014-2024 e aos documentos do INEP-2015-2016 - Flávia Osório da Silva (FE/UFG)

Políticas de acesso ao ensino superior: do seu surgimento às políticas atuais - Indiara Cristina Pereira de Almeida (FE/UFG)

Levantamento bibliográfico: perfil de estudantes da modalidade à distância - Leila Cristina Borges (FE/UFG); Flávia Magalhães Freire (FE/UFG); Daniela da Costa Britto Pereira Lima (FE/UFG).

Partidos políticos e a educação profissional no Brasil: concepções em disputa - Mara Franco de Sá (UFPI)

A invenção do herói no ensino de história: em Goiás, temos alguns - Miriam Bianca Amaral Ribeiro (FE/UFG)

A militarização do cotidiano nas escolas públicas em Goiás - Neusa Sousa Rêgo Ferreira (SEDUCE-Goiás; SME -Aparecida de Goiânia)

Emenda Constitucional 95/2016 e os desafios para os institutos federais - Norivan Lustosa Lisboa Dutra (Instituto Federal de Brasília); Lívia Santos Brisolla.

BNCC: interesses capitalistas que se efetivam por meio da educação - Emyldes de Lima Silva (IFG – Câmpus Jataí); Laís Leni de Oliveira Lima (UFG-Jataí); Eveline da Silva Gontijo Moreira (IFG – Câmpus Jataí)

Educação integral no ensino médio em Goiás - Orley Olavo Filemon (PUC-Goiás)

A importância do materialismo histórico dialético como fator de ruptura em instituições de ensino superior com viés tecnicistas - Rennan Pereira Queiroz (Universidade Salgado de Oliveira - Brasil)

Os excluídos de matriculas na legislação educacional goiana 1830-1930 - Ricardo Ribeiro de Abreu (IFG - Goiano); Cristiane Maria Ribeiro (IFG - Goiano)

A instrução oitocentista na província de Goiás: análise do impresso “Iris clássico”- Suzana Lopes de Albuquerque (IFG); Helen de Souza Costa (IFG), Silvia Maria Wainer Caribe e Silva (IFG)

Brasis possíveis e cabíveis: entrecruzamentos entre freyapollonio:um romance do Brasil e a historiografia filosófica de Von Martius - Wellington Ribeiro da Silva (UFG)

A UNESCO e o ensino médio brasileiro: da prescrição à indução - Valdirene Alves de Oliveira (UEG/Câmpus Inhumas), João Ferreira da Silva (FE/UFG)