face

XVIII Simpósio - Minicursos

 

 Minicursos Título/Autor(es) Formato .pdf
 Educação, trabalho e movimentos sociais
 
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO: RELAÇÃO CAMPO E CIDADE
Rosivaldo Pereira de Almeida - FE-UFG
Francisco Hudson da Cunha Lustosa - FE-UFG
 
 
 Cultura e processos educacionais       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LITERATURA INFANTIL EM GOIÁS: ALGUNS AUTORES CONTEMPORÂNEOS
 Cyntia A. de Araújo Bernardes - FE/UFG
Norivan Lustosa Lisboa Dutra - FE/UFG
Raquel Vilefort - FE/UFG
Grupo de Estudos e Pesquisas de Literatura Infantil (GEPELIN)
 
 
GEP - GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA - EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO
Viviane Cristina Drogomirecki - EMAC/UFG
Edna Aparecida Costa Vieira - EPABF
Eliane Leão - EMAC/UFG
 
BRINCAR DE LEMBRAR ETNOMUSICAL DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS INFANTIS
Cleonice Abreu Fialho - UCG
Elene Motta Tipple - UCG
 
GRUPO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E
ADULTOS: MATERIAIS DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS
Dinorá de Castro Gomes - SME de Goiânia
Maria Auxiliadora Dias da Silva Ribeiro - SME de Goiânia
Maria Emilia de Castro Rodrigues - FE/UFG
Grupo de Estudo de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos
 
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA
ANTROPOLOGIA PARA PENSAR A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO
Dra. Mariana C. Pereira - FE/UFG
Dra. Luciana de Oliveira - Campus de Catalão/UFG
 
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE HENRI WALLON: A TEORIA DO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Soraya Vieira Santos - UFG - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC
 
O LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÕES COM AS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Ana Lúcia Lopes Sarmento
Aparecida Devanir
Secretaria Municipal de Educação/Centro de Formação dos Profissionais da Educação
 
CRENÇAS, VALORES E PADRÕES DE INTERAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL
Alessandra Oliveira Machado Vieira - IP/ Universidade de Brasília
 
EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: APRENDER A SER E A CONVIVER NA ESCOLA
Silvio Antônio Bedin - Universidade de Passo Fundo – UPF
 
QUEM CONTA HISTÓRIAS? O ATOR OU O PROFESSOR?
Ângela Barcellos Café - UFG

 
RESSIGNIFICANDO DANÇAS POPULARES
Lana Costa Faria - Secretária Estadual de Educação - Centro de estudo e pesquisa “Ciranda da Arte”
 
HISTÓRIA DE GOIÁS E EDUCAÇÃO
Cristina Helou Gomide - FE/UFG
Miriam Bianca Amaral Ribeiro - FE/UFG
 
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ILUMINISMO: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DE ROUSSEAU
Francisco Gonçalves Filho
 
ARTE E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA
Keyla Andréa Santiago Oliveira - FE/UFG
Késia Mendes Barbosa Oliveira - SME/GO
 
BRINQUEDO, EXPERIÊNCIA E LINGUAGEM
Glacy Queiroz de Roure - UCG
 
Comunica ção Livre: Cultura e processos educacionais HISTÓRIA, LITERATURA E CIDADE
Clarismar Gomes de Abreu - Universidade Federal de Goiás
 
Estado e políticas educacionais
 
O PLANEJAMENTO E O ORÇAMENTO PÚBLICO NA ÁREA DA
EDUCAÇÃO, O FUNCIONAMENTO E A FISCALIZAÇÃO DO FUNDEB
João Batista do Nascimento
Maria Regina de Bessa da Malta
PPGE – FE/UFG
 
Formação e profissionalização docente  
 
 
 
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA INTEGRAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA
Mestranda Camila Aparecida de Campos - FE/UFG
Profa. Dra. Maria Margarida Machado - FE/UFG
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
Profa. Tânia Miriam de Andrade  -  FE/UFG
Divina Maria da Silva Fonseca  -  FE/UFG
 
CONSTRUIR AMBIENTES VIRTUAIS PARA INTERAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Cinthia Mendes Ferreira - PIBIC /UFG
Lênin Tomazetti Garcia - PPGE/CAPES
 
INCLUSÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE
Cecília Maria Vieira - UFG/GEPIED
Genilza Alves de Sousa - SME/CMAI
Lilliane Braga Arruda - UFG/GEPIED
Psicologia e processos psicossociais
 
ADOLESCÊNCIA E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS DE UMA REFLEXÃO NO CAMPO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Ms. Cláudio Márcio de Araújo - Universidade Federal de Goiás
 
PSICOPATOLOGIA E NARCISISMO: QUESTÕES ACERCA DAS CONDIÇÕES DE SUBJETIVAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Leilyane Oliveira Araújo Masson - UFG
 
Fundamentos de psicologia
 
A PSICANÁLISE COMO REFERÊNCIA TEÓRICA PARA O ENSINO-
APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita - CEPAE/UFG
Dra. Rosângela Araújo Schittini - Fazenda Freudiana de Goiânia
Dra. Silvana Matias Freire - CEPAE/UFG